Contador

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Propaganda e CONAR um casamento em paz?

Mais um dia de férias se passou e mais um post para o blog. Enquanto o fim de semana não chega, temos que conviver com a chuva que cai na cidade, ainda bem que o peixe urbano me salvou com a promoção de 3 meses da Blockbuster. Enfim, daqui a duas semanas eu viajo rumo a Argentina para terminar o pacote de férias e renovar os ares. Enquanto essa viajem não chega eu lembrei de uma coisa interessante que encontrei em Buenos Aires da ultima vez que fui. Nas ruas, revistas, bancas sempre tinha uma publicidade da Coca-Cola bem chamativa, quando você chegava em algum lugar, um restaurante, bar, até mesmo em supermercados eu perguntava se tinha Coca-Cola e ouvia a mesma resposta "Não, só tem Pepsi". No supermercado eu até encontrei Coca-Cola, mas lata não garrafa. Ficou então uma pergunta na minha cabeça, será que a Pepsi é "dona" do mercado Argentino e Coca-Cola tem dificuldade de entrar?, Bom isso eu não sei, pode até ser o contrário e eu tive a brilhante sorte de só encontrar Pepsi.


Pegando esse gancho de publicidades internacionais, enquanto eu não volto lá para ver se isso é verdade e tentar trazer algumas peças para por aqui no blog, hoje vendo alguns blogs de Humor me deparei com um Vídeo da Renault intitulado "Propaganda Proibida da Renault". Não sei se esse vídeo é velho ou novo, só sei que ele não é Brasileiro. O Vídeo não tem nada de mais, há sim uma sensualidade nele, mas nada de chocante. Daí eu pensei, e se essa propaganda estivesse sendo passada aqui no Brasil, será que seria banida?, Bom depois de estudar Ética e Legislação Publicitária eu realmente acho que ela seria banida, até porque o Conar é tão rígido que na minha opinião vira um tipo de censura na publicidade brasileira, deixando a livre expressão de lado. Óbvio que se não houvesse o Conar a Publicidade seria uma bagunça, porém há algumas coisas que poderiam ser mudadas para favorecer o trabalho de cada agência e seus clientes. Fica então uma pergunta será que poderíamos ter uma lei que seja rigorosa e ao mesmo tempo que não impedisse a livre expressão?


Caso não consigam visualizar acima: Propaganda Proibida da Renault


Nenhum comentário:

Postar um comentário