Contador

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Merchandising

2011 começou e enquanto as férias não vão embora, resolvi hoje tentar ver se tinha algo de interessante, além obvio das Propagandas, na Televisão. Não sou chegado a Novela, mas como sempre a TV está ligada na hora da novela, hoje acabei vendo um trecho, onde o merchandising imperava. Essa prática está se tornando mais comum agora em que o cliente pode controlar o que quer assistir, podendo até descartar os intervalos para a propaganda. Óbvio que isso ainda não acontece na prática, mas é pensando nisso, e vendo o futuro, que as empresas e agências de publicidade trabalham uma nova maneira de divulgação de produtos, mais precisamente o merchandising. A iniciativa é boa e bastante pertinente, mas na minha opinião, o que se mostra é uma tentativa de merchandising, mas acaba virando uma "Publicidade empurrada", o que se vê não é natural, é muito forçado. Eu me recordo de uma peça da Coca-Cola que foi ao ar na Malhação, a muito tempo, você via nitidamente as jogadas de câmera para mostrar o produto, você percebia que havia um corte na história da novela/seriado para se fazer o merchandising, também dava para ver os atores tomando a Coca-Cola de maneira que a logo marca aparecesse mais. Isso me deu uma sensação de "Po já que você não vê propaganda, to fazendo uma para você agora, vai tomar uma Coca.".

Hoje, vendo a novela, percebi que isso tudo mudou, graças a Deus. Na minha opinião ainda não está muito natural, mas está agradável de se ver. Percebe-se que o conteúdo da novela, influência nas escolhas das empresas para fazer o merchandising. O jogo de câmeras, mostrando os detalhes da logo e do produto, acabou ou há poucos, também não se vê as falas forçadas. Isso sim é um merchandising digno, onde você tem uma sequência na história da novela sem ter aquele "break" dentro da mesma para mostrar um produto.

Complementos: Ontem eu postei sobre alguns produtos que encontrei em Curitiba, e um deles foi a Sopa Campbell. Hoje um amigo meu, Zeh, me mostrou que aquelas latas não são mais do que latas, são obras de arte. A Campbell investe nisso tornando as latinhas verdadeiras peças artísticas.


As Imagens foram retiradas do Google, todos os direitos são reservados aos seus donos.

3 comentários:

  1. Acredito eu, pelo menos das vezes em que assisti à novelas, que não só o jogo de câmera se torna forçado, mas a atuação dos atores -ainda que esses sejam os mais renomados - em tentar fazer parecer natural algo que não é, não cabe ao enredo, não é tão natural quanto a fala de um persongem, já que nós mesmos não fazemos propaganda da marca na vida real, nos referimos sempre a um produto de maneira muito generalizada ou até mesmo quando queremos identificar um produto especifico usamos uma linguagem não-verbal para indica-lo, já que as vezes nossa memória não dá conta de tantos nomes, tanta informação. Acho que isso precisa ser um pouco mais trabalhado ainda ou talvez seja preciso um acostumar nosso, mas falta esse algo: que nos faça não perceber a propaganda. Aceita-la real como o personagem construido na tela. Admiro muito algumas propagandas que fazem o contrário, trazem a vida real até o produto, não simplesmente encaixa um ao outro, não agride não é nocivo aos olhos e mente do telespectador. E acho mais válido ainda essa preocupação de alguns produtos com a estética, a imagem, a qualidade também, claro, mas transformar o seu produto em algo humano, sensível, artistico além dessa lata de metal e seu conteúdo feito com toda modernidade disponível.
    Enfim... é isso. Beijo !

    ResponderExcluir
  2. O fato do merchandising não ficar natural em novelas pcorre pois, nas mesmas, os diálogos estão sempre relacionados a algo que está acontecendo na trama. As conversas são sobre outros personagens e seus acontecimentos, não há algum bate-papo sobre coisas cotidianas, então qualquer coisa fora da trama soa meio artificial. Issó é meio que uma essência de uma novela. Agora imagine sei lá, uma série como Seinfeld, Friends. O merchandising de praticamente qualquer produto ficaria completamente natural.

    ResponderExcluir
  3. Aah, eu sei q tem algumas bem chatas, mas quando acontecia no Toma Lá da Cá era muito booom!! Eles faziam questão de ressaltar q estavam fazendo merchandising e ficava muito engraçadoo!! Devia ser assim, natural ou engraçado ^^)

    ResponderExcluir