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quarta-feira, 9 de março de 2011

Redes nada Sociais

Lendo hoje a Meio & Mensagem, saiu uma matéria super interessante que foi assunto de uma das aulas de comunicação digital, a utilização das redes sociais pelas empresas. Na matéria, que na verdade é um guia feito por vários profissionais que atuam na área de redes sociais, e que souberam agir de maneira correta, para as empresas que tentam entrar nas redes sociais mas não sabem como agir, o que compromete a sua imagem.

A primeira coisa na qual as empresas devem saber é que a utilização das redes sociais ainda não tem um manual de instruções, ou seja, todo o potencial da rede ainda não foi explorado. Outro fator primordial é que se a empresa possui um perfil em alguma rede social, ela deve seguir todos os seus seguidores, pois assim ela estará em constante contato e saberá o que seu consumidor está dizendo sobre ela.

A segunda dica que a matéria dá para as empresas, é sobre ouvir os seus consumidores e o que eles dizem sobre a marca. Segundo o diretor geral da Havas Digital Brasil, as marcas devem escutar antes de agir e adaptar o discurso em função dos públicos e em função dos ambientes. Ou seja, para cada meio (Orkut, Facebook, Twitter, Youtube), existe um formato mais apropriado para a mensagem. Porém isso não ocorre realmente, com esse bum da Internet e das redes sociais, onde seus consumidores passaram a ter voz, as empresas quiseram entrar para estar mais perto de seu publico alvo, o problema foi que toda aquela preocupação de entender o mercado antes de investir nele que as empresas estão cansadas de saber, não fizeram e entraram sem saber ao menos mexer no sistema. como resultado disso vemos a cada dia mais e mais reclamações, pondo a imagem das marcas em julgamento.

a terceira dica é a respeito dos "sinais Vermelhos" que existem nas redes sociais, e que se as empresas não respeitarem e avançarem, podem estar comprometendo a imagem delas. O primeiro sinal vermelho vai para a utilização de propaganda nua e crua. Para quem não se lembra o Orkut tinha isso no canto superior direito, em cima de seus contatos, eu achava aquilo irritante, e não fazia sentido aquela publicidade ali em que ninguem ligava. Ainda bem que isso acabou, mas ao invés de melhorar, na minha opinião piorou com o desenvolvimento do "promova". Esse tipo de propaganda nua e crua, não irá gerar algum tipo de diálogo e relacionamento com os consumidores, para que isso gere algum tipo de relacionamento, o conteúdo deve ser relevante e interessante, não só para a marca mas como para os consumidores.

outros dois pontos que são mostrados, e que particularmente são os pontos em que as empresas não dão valor, é a respeito a mensagem e o planejamento. Quanto a mensagem, a empresa deve ter em mente que a internet não é um meio que a mensagem some, quando postada a mensagem por mais boa ou má que seja estará sempre disponível para todos verem, quando uma empresa não se preocupa com uma reclamação de um consumidor e acha que aquela reclamação cairá no esquecimento, pode estar seriamente comprometendo com a imagem dela. Por isso as empresas devem ouvir e responder sempre aos seus consumidores. Não adianta criar uma conta no Twitter, como a maioria das empresas fazem, e só colocar promoções e promoções que não fazem nenhum sentido e deixar de responder as reclamações ou incentivos que as pessoas deixam.

O último ponto que é abordado, e que é o mais dispensado pelas empresas, é a questão do planejamento. Eu não sei o porque, mas grandes empresas que possuem um ótimo planejamento quando entra no meio digital, parecem emburrecer e esquecem o primordial. não adianta criar todas as contas de todas as redes sociais sem que todas eles não se falem com elas mesmas e também com os meios tradicionais. ou seja, como foi abordado na aula de Comunicação Digital, se uma pessoa reclama ou pede uma informação pelo Twitter e liga para o Call Center e a reclamação feita não existe no call center, a empresa está com um ruído na sua comunicação interna.

Acho que todos esses pontos devem ser revistos, principalmente o planejamento, por empresas que querem realmente entrar no mundo digital para encontrar seus públicos alvos nas redes sociais.

espero que gostem

Fontes: Meio & Mensagem, Revista ProXXima

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